sexta-feira, 22 de julho de 2016

Professores da Educação Infantil recebem capacitação

Cerca de 150 professores da educação infantil da Rede Municipal de Ensino participaram hoje (22) de uma capacitação realizada pela Prefeitura de São Lourenço da Mata, por meio da Secretaria de Educação. Com o tema "A importância do brincar na educação infantil na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky", o público pode compreender mais os métodos do teórico russo, que fala sobre o desenvolvimento da criança através da brincadeira como meio de interação social.

"A brincadeira é a forma da criança atuar na sua zona de desenvolvimento proximal, ou seja, quando ela brinca, ela experimenta papéis, ela aprende coisas novas”, disse Cida Freire, assessora do Programa Primeiro a Infância, desenvolvido pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A qualificação faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP), iniciativa que visa aprimorar a educação infantil nos municípios e aproximar a escola da comunidade. 

A professora da Escola Municipal Maria José de Souza, localizada no bairro Parque Capibaribe, ressaltou que a técnica vai ajudar muito em sala de aula. “Nós recebemos a qualificação, mas as crianças são as maiores beneficiadas com o que aprendemos aqui hoje. Tenho certeza de que vamos ensinar de maneira muito faz eficaz”, disse ela. Já a professora Jacilene Pereira, da Creche Tia Inês, localizada no Centro, afirmou que a maneira lúdica de se ensinar é muito interessante. “Estou saindo daqui com uma visão mais ampla do que a brincadeira significa para o aprendizado das crianças. Aprender agora vai ficar mais divertido”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário